A Infectologia é a área da Medicina que se dedica ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção das doenças infecciosas causadas por diversos microrganismos, entre eles vírus, bactérias, fungos e parasitas.
Até a década de 1970, as doenças infecciosas eram estudadas no ramo da "Medicina Tropical", pois parte das doenças estudadas eram mais frequentemente encontradas em regiões quentes tropicais. Com o aprofundamento do conhecimento e da prática clínica, bem como com o entendimento de que as infecções ultrapassam fronteiras, foi criada no Brasil a Sociedade Brasileira de Infectologia.
Diferente de algumas especialidades da Medicina, a Infectologia não trabalha apenas com uma parte do corpo, e sim com doenças infecciosas que podem acometer qualquer parte do organismo.
A maioria das pessoas não procura o Infectologista por conta própria, e acaba chegando no consultório depois de ser encaminhada por outros médicos. Mas você também pode buscar a ajuda desse especialista diretamente, se desejar.
Entre os pacientes mais frequentes nos consultórios de Infectologia, estão as pessoas que vivem com o vírus HIV, além de outras infecções sexualmente transmissíveis, como hepatites virais e sífilis. O médico Infectologista também deve ser consultado quando há um quadro de infecção de difícil diagnóstico ou tratamento, como por exemplo no caso de pacientes com episódios repetitivos de infecção urinária, que acabam desenvolvendo resistência a antibióticos.
Outro exemplo são os pacientes que apresentam infecções relacionadas a próteses ortopédicas ou dispositivos cardíacos, como marcapassos. Outras situações em que o Infectologista pode ser importante são aquelas em que a pessoa apresenta sintomas após viajar para lugares onde há epidemias. O ideal é verificar, antes da viagem, se há necessidade de vacinação e que outros cuidados devem ser tomados.
Mas, caso haja suspeita de doenças como dengue, malária, cólera, novas gripes, entre outras, o Infectologista é o médico mais indicado para cuidar de você. Você também pode consultar um Infectologista para receber orientações em relação a vacinas e suas indicações.
Por fim, os médicos Infectologistas atuam nos hospitais, prevenindo e combatendo o risco de infecções hospitalares, que são uma importante causa de complicações em pacientes hospitalizados, além de serem especialistas no uso racional de antibióticos, para orientar seu uso correto e evitar a disseminação de resistência bacteriana, problema crescente que pode levar a tempos maiores de internação e riscos de eventos adversos nos pacientes.
Para agendar sua consulta entre em contato por telefone ou WhatsApp e se você ficou com alguma dúvida em relação a essa publicação, mande um e-mail para marinarodrigues.infecto@gmail.com.
Comments